SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34RELATIONS BETWEEN UNIVERSITY AND POLICIES TO EXPAND SCHOOL HOURSDEAF’S WAY OF LIFE AND ITS CULTURAL MARKERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, Hélvio Frank de  and  SILVA, José Cacildo Vieira. LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGL ÊS). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e182650.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698182650.

Considerando a rotina de uso de músicas em aulas de língua estrangeira (inglês) e, ao mesmo tempo, a importância de criticidade sobre a ação, neste texto buscamos rastrear possibilidades e reflexões da ação docente, a partir do que denominamos de “letramentos musicais” para o ensino de LE (inglês). O estudo implementado é de cunho qualitativo, interpretativista e tem como procedimento o estudo de caso realizado em uma escola pública estadual do interior de Goiás, envolvendo três professoras do idioma e quatro alunos de três diferentes turmas de primeiro ano do ensino médio. Compõem a geração e interpretação do material empírico as fases de diagnóstico, intervenção e avaliação ocorridas durante o estágio obrigatório docente, bem como os relatos colhidos dos participantes por intermédio da entrevista semiestruturada e do questionário. Os resultados sugerem a urgência de eventos de letramento musical docente em sala de aula de LE (inglês), no sentido de garantir a aprendizagem linguística integrada à musical de alunos, com reflexões sobre potencialidades didáticas que se relacionam à percepção de música enquanto texto, prática discursiva e prática social.

Keywords : Letramentos; Educação musical; Ensino de inglês.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )