SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34HYBRIDIZATION OF ACADEMIC CULTURE WITH CYBERCULTURE: ANALYSIS OF ACADEMIC PRACTICES IN MOODLE, A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTTHE CRISIS IN EDUCATION, 60 YEARS LATER: NOTES ON THE MODERN EDUCATIONAL CRISIS IN THE THEORETICAL FRAMEWORK OF HANNAH ARENDT’S THE HUMAN CONDITION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CASTILLO, SANDRA SOLER. RACISMO E EDUCAÇÃO. UMA REVISÃO CRÍTICA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e192221.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192221.

Este artigo apresenta uma revisão crítica de racismo e educação. Primeiramente, analisa os diversos enfoques educativos dados ao tema, como o primeiro multiculturalismo, a educação antirracista e o multiculturalismo crítico. Posteriormente, o artigo desenvolve alguns elementos para pensar a práxis educativa, como a agência e o posicionamento dos professores, o desenvolvimento de uma consciência crítica, a necessidade de discutir temas como o privilégio branco, e advoga pela autodeterminação educativa. O texto conclui com a necessidade de uma educação para a equidade racial, onde caibam todos, que proponha alternativas que deem conta de como as pessoas conhecem, entendem e experimentam a si mesmos como sujeitos, como membros de uma comunidade e como cidadãos de uma nação.

Keywords : Racismo; Educação antirracista; Multiculturalismo crítico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )