SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34TENSIONS IN THE INDIGENOUS INTERCULTURAL TEACHER EDUCATION: STUDY OF A XAKRIABÁ SCHOOLMEDIA EDUCATION, EDUCOMMUNICATION AND TEACHER TRAINING: PARAMETERS OF THE LAST 20 YEARS OF RESEARCH ON SCIELO AND SCOPUS DATABASES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

THIESEN, JUARES DA SILVA. QUEM GIROU AS CHAVES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e194166.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698194166.

No texto, identifico e analiso um conjunto de iniciativas de largo impacto envolvendo formação escolar, as quais, em distintos aspectos, configuram marcas do surgimento e da consequente expansão da internacionalização dos currículos nos territórios da Educação Básica em escala mundial. Exploro, ademais, as racionalidades epistêmicas, pedagógicas e políticas que mobilizam tais projetos, bem como as influências que exercem, particularmente, sobre a política curricular oficial brasileira. Trata-se de um estudo exploratório de natureza empírico-teórica que, recorrendo à literatura impressa e às bases de dados disponíveis nas redes digitais, utiliza predominantemente trabalhos já realizados em contextos internacionais como fontes primárias. Os resultados indicam que, embora os projetos sejam predominantemente de iniciativa não estatal, suas influências alcançam com força vários sistemas nacionais de educação, inclusive o do Brasil.

Keywords : Currículo; Internacionalização; Escolas Internacionais; Bacharelado internacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )