SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34HUMAN RIGHTS EDUCATION: AN OVERVIEW OF THE PUBLIC UNIVERSITY’S SOCIAL COMMITMENTSEARCHING MEANINGS FOR THE EXPRESSION “GENDER IDEOLOGY” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GUNTER, Glenda A.  and  BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Conectando, arrastando e integrando: affordances de aplicativos móveis e adoção da inovação no contexto de formação e prática do professor. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e189927.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698189927.

Apesar da adoção dos dispositivos móveis na sociedade, ainda temos a aprender sobre a percepção dos professores do potencial desses artefatos como inovação para seu desenvolvimento profissional e prática. Este estudo visa responder estas questões: que propiciamentos dos aplicativos móveis os professores percebem para seu desenvolvimento profissional e prática? O que esses propiciamentos revelam sobre os atributos em Rogers (2003), a saber: vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, testabilidade e observabilidade? A análise das narrativas de onze professores indica que estes percebem os propiciamentos de seus dispositivos móveis para seu desenvolvimento profissional. Sobre a instrução, eles relatam que a falta de equipamentos nas escolas e a necessidade de um currículo que inclua o uso de tecnologias emergentes podem indicar um baixo grau de compatibilidade, atributo relacionado a valores do sistema social. Os propiciamentos relatados apontam a necessidade de um novo sistema de valores se quisermos adotar a aprendizagem móvel na educação formal.

Keywords : Aplicativos móveis; Formação de professor; Prática de sala de aula; Adoção da inovação; Propiciamentos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )