SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35DIGITAL COMPETENCES IN EDUCATION: A DISCUSSION OF THE CONCEPTTHE IMPACTS OF THE NATIONAL PACT FOR LITERACY IN THE RIGHT AGE: A SYSTEMATIC REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CARMO, RENATA DE OLIVEIRA SOUZA  and  FRANCO, ALÉXIA PÁDUA. DA DOCÊNCIA PRESENCIAL À DOCÊNCIA ONLINE: APRENDIZAGENS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e210399.  Epub July 25, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698210399.

Este estudo trata de como vem ocorrendo, para professores com experiência na docência universitária presencial, a aprendizagem da prática docente na sala de aula online em um programa de EAD de uma instituição de ensino superior. Seu objetivo é investigar as aprendizagens desses professores para ensinar quando, da modalidade presencial, passaram a atuar como professores-tutores online em cursos de graduação a distância. A metodologia usada foi a da história temática oral, para a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores com o perfil delimitado pelo estudo. Esta pesquisa evidencia que a aprendizagem do ensinar em cursos de graduação na modalidade a distância representa uma ressignificação daquilo que esses professores universitários comumente realizavam no contexto presencial devido às especificidades do tempo e do espaço da sala de aula online e ainda quanto ao relacionamento com o corpo discente, à construção do conhecimento e ao trabalho docente.

Keywords : EAD; Tutoria Online; Saberes Docentes; Práticas Docentes; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )