SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36THE FRENCH REVOLUTION AND INTEGRAL EDUCATION IN BRAZIL: FROM CONCEPTION TO CONCEPTPROFESSIONAL KNOWLEDGE EVIDENCED IN LESSON STUDIES FROM THE PERSPECTIVE OF PARTICIPATING TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, LIVIA SOUSA DA  and  PINHEIRO, WELINGTON DA COSTA. EDUCAÇÃO E VALORES HUMANOS: UMA APRECIAÇÃO DOS ESTUDOS PRODUZIDOS NO BRASIL NOS ANOS 2013 a 2018. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e234587.  Epub Dec 22, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698234587.

O objetivo deste estudo é mapear as produções acadêmicas que se dedicaram ao estudo de valores humanos articulados ao contexto educacional e à prática escolar de professores brasileiros. Para tanto, empreendemos o levantamento de teses e dissertações no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no banco de dados da Plataforma Sucupira, entre os anos de 2013 e 2018, pelo qual compusemos um corpus significativo de 24 produções. Tais achados, após inventariados, foram analisados a partir da metodologia da Análise Temática, como propõem Braun e Clarck (2009), a qual se constituiu como nosso arcabouço epistemológico. Nossos resultados organizam-se em quatro categorias: a) um esforço de conceituação dos valores humanos; b) uma persistente representação dos alunos de escola pública e de áreas periféricas como os principais sujeitos alvo de uma educação em valores humanos; c) uma centralidade no papel da família para uma educação em valores humanos; e d) da proposição religiosa e esportiva como meios eficazes de educação em valores humanos. Disto isto, concluímos que há, nas dissertações e teses publicadas no período de 2013 a 2018 aqui delimitadas, uma conceituação de valores humanos no sentido de valores morais para a formação cidadã de jovens da escola pública. Tal conceituação faz referência, eminentemente, a esses valores como uma alternativa de combate à insegurança, à indisciplina e à violência na realidade destes jovens cuja família é apontada como referência de ausência de modelos de boa conduta. Neste sentido, o papel assumido pela religiosidade e pelo esporte servem como meios e modelos para educá-los em valores humanos.

Keywords : Valores humanos; Educação; Juventude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )