SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36FACTORS DETERMINANTS USE OF MOBILE DEVICES IN THE INITIAL TEACHER TRAINING IN URUGUAYTHE UNIVERSITY TEACHING WORK AND ITS EVALUATION: POLICIES, TENSIONS AND CHALLENGES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GEHRES, ADRIANA DE FARIA; BONETTO, PEDRO XAVIER RUSSO  and  NEIRA, MARCOS GRACIA. OS CORPOS DAS DANÇAS NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e219772.  Epub Aug 07, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698219772.

O currículo cultural de Educação Física é uma proposta inspirada nos pressupostos teóricos dos estudos culturais, do multiculturalismo crítico, do pós-estruturalismo e do pós-colonialismo (NEIRA, 2019), e, desde 2004, vem sendo realizada nas escolas de Educação Básica pelos professores e professoras do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e continuamente reelaborada. Para o GPEF, as práticas corporais são textos culturais produzidos pela linguagem corporal e discursiva. O registro no formato de relatos de experiência é um dos procedimentos adotados pelo grupo. Nosso objetivo foi cartografar (DELEUZE; GUATTARI, 1996) os relatos das experiências com danças, entendendo os corpos das danças como os conteúdos propostos pelo currículo cultural. Para tanto, foram analisados 15 documentos, identificados num universo de 113 relatos divulgados no site institucional do GPEF. Nossa cartografia produziu vontades de compor, multiplicar e intensificar que acionaram políticas públicas, currículo cultural, corpos e danças.

Keywords : Educação Física; currículo cultural; corpo; dança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )