SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36BETWEEN GESTURES OF KEEPING AND ACTS OF WITNESSING: THE ARCHIVE OF MEMORIES OF THE FACULTY OF EDUCATION/UFRGSASSOCIATED FACTORS TO ENADE’S PERCEPTION OF DIFFICULTY: AN ANALYSIS OF STUDENTS’ AND HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS’ CHARACTERISTICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SAUL, TAMINE SANTOS  and  MUENCHEN, CRISTIANE. LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA SUAS ESPECIFICIDADES. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e223382.  Epub Aug 19, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698223382.

A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da Educação do Campo. Assim, partindo do problema de pesquisa: “De que forma a interdisciplinaridade é apresentada nas Licenciaturas em Educação do Campo, na Área de Ciências da Natureza, no RS?”, que se insere em uma pesquisa mais ampla em nível de mestrado, buscou-se aprofundar o olhar da interdisciplinaridade nas especificidades, a partir da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise. As análises permitiram identificar que existem especificidades para as Licenciaturas em Educação do Campo presentes nos documentos e que vem sendo seguidas pelos cursos, como a Formação por Área do Conhecimento, a Pedagogia da Alternância e, a Agroecologia, a Sustentabilidade e o Território, as quais colaboram para que a interdisciplinaridade aconteça.

Keywords : Educação do Campo; Ciências da Natureza; Interdisciplinaridade; Formação por área.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )