SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36SMARTPHONES IN HIGHER EDUCATION CLASSROOMS: MOTIVATIONS, RULES, AND CONSEQUENCESFORMATIVE ENVIRONMENTS AS SPACES AND TIMES OF AUTHORSHIP IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FURLAN, ANA LAURA DINIZ  and  FISCHER, MARTA LUCIANE. MÉTODOS ALTERNATIVOS AO USO DE ANIMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM NOVO PARAGIMA BIOÉTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e230590.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698230590.

A progressiva intolerância ao uso de animais como recurso didático conduziu à substituição de demonstrações invasivas, sendo questionada no ensino da zoologia, constituinte da formação de professores de ciências e biologia. Tendo como hipótese a incipiência da temática no meio científico e diferenças no cenário nacional e internacional, objetivou-se mapear a concepção do uso de métodos alternativos no contexto acadêmico e pedagógico. A análise quanti e qualitativa de 600 conteúdos atestou, no panorama internacional, a substituição animal relacionada principalmente à pesquisa biomédica. Nacionalmente, destacou-se no ensino, prioritariamente, alternativas ao uso de cães em aulas de técnica cirúrgica para o curso de Medicina Veterinária, sendo ainda escasso nos cursos de zoologia. Concomitantemente, a análise de 289 planos de aula de Zoologia evidenciou que as alternativas estão incorporadas, sendo mais pronunciadas para animais invertebrados, subsidiando a almejada transposição do pensamento tecnicista e utilitário de professores, alunos e sociedade.

Keywords : Bioética; Ética animal; Formação do professor de ciências; Métodos alternativos ao uso animal; Zoologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )