SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38RITES ABOUT THE SENSITIVE: THE EXAMS AT THE MODERN SCHOOL IN BARCELONAACTIVE METHODOLOGIES AND EVALUATIVE PORTFOLIOS: WHAT DO BRAZILIAN STUDIES SAY ABOUT THEIR RELATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MOREIRA, KÊNIA HILDA  and  VAREIRO, RUTH ELIZA LEIVAS. O CATOLICISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE O GOVERNO DE STROESSNER, NO PARAGUAI. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e37020.  Epub Aug 10, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469837020.

Perscrutamos sobre a confluência entre a concepção de moral e de religião, presente em dois livros didáticos da disciplina escolar Educacíon Civica y Moral, destinados ao ensino secundário, produzidos e utilizados no Paraguai, durante o governo de Alfredo Stroessner (1954 a 1989), em meio às reformas educacionais paraguaias de 1957 e 1973, pautadas pelo Ministério da Educação e Culto. Analisamos os livros didáticos a partir dos referenciais teórico-metodológicos da análise de conteúdo e da história das disciplinas escolares, tendo como base a história da educação paraguaia no período ditatorial. Concluímos, pela análise dos livros didáticos de educação moral e cívica, que a religião católica serviu como argumento para convencer os jovens e adolescentes a se manterem pacíficos, respeitando a “vontade de Deus”, no que diz respeito à obediência à autoridade, contribuindo assim, para manter a organicidade da nação paraguaia durante a ditadura.

Keywords : história da educação; ensino secundário; religião católica; ditadura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )