SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38THE PROFESSIONAL CULTURE OF TEACHERS: FROM ANDY HARGREAVES' THEORY TO THE REALITY EXPERIENCED AT SCHOOL“UNIVERSITIES FOR THE WORLD”: ANALYSIS OF BRITISH COUNCIL REPORTS IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PENIDO, ANA AMÉLIA; MATHIAS, SUZELEY KALIL  and  FAUSTINI, ANA CAROLINA MIGUEL. “CADETE! IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER” COMO SE FORMAM OS GENERAIS DO FUTURO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26615.  Epub Nov 11, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469826615.

Na Academia Militar das Agulhas Negras, ocorre a formação dos oficiais do Exército brasileiro em seus aspectos profissionais, políticos, sociais e culturais. Neste artigo, propõe-se identificar o perfil e como são formados aqueles que, no futuro, serão generais. Para isso, a pesquisa usa dados quantitativos do perfil dos cadetes de 2002 a 2012 e analisa as características formais do ensino, tais como currículos e horários. Também mereceu atenção a dimensão informal e igualmente relevante do processo de aprendizagem: a ressocialização do aluno através da exposição permanente a situações com forte carga simbólica, quando se formam noções de hierarquia, disciplina e sobre o que é ser militar diante do ‘civil’. As conclusões dialogam com estudos correlatos, questionando o Exército como a imagem da nação, confirmando tendências e trazendo novidades, como o crescimento do recrutamento entre civis e a permanência do recrutamento endógeno, ainda que agora entre os militares de baixa patente.

Keywords : educação dos militares; Academia Militar das Agulhas Negras; Exército; ensino; perfil profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )