SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38WHY STUDY (WITH) THE MEDIA? COMMUNICATION AND EDUCATION AS UNDERSTANDING, REFLECTIVE AND EMANCIPATORY PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FARIA FILHO, LUCIANO MENDES DE. RESISTIR E ESPERANÇAR: OS DESAFIOS À GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS SOMBRIOS. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e40889.  Epub Oct 10, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469840889.

O texto é uma saudação às colegas e aos colegas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais que, em tempo tão difíceis, aceitaram nos conduzir, assumindo a gestão da instituição nos quadriênios 2018-2022 e 2022-2026. Tarefa difícil, mas necessária e estruturante, a gestão universitária tem sido considerada por muitos como um enorme fardo ou, por outros, como uma carreira que os distancia da sala de aula e os aproxima do poder. Mas, há também aqueles e aquelas que assumem a gestão como um desafio democrático e solidário para que a universidade seja um espaço acadêmico e científico em que docentes, técnicos administrativos em Educação e discentes construam sentidos de vida, para a vida e para o país. Chama-se a atenção, também, para o fato de que, no momento atual, ao desafio democrático soma-se o do enfrentamento do negacionismo, do obscurantismo e do medo que, sob o atual governo, transformaram-se em políticas de Estado. Mas, como em outros momentos, as luzes da aurora, como nos lembrava Drummond, hão de aparecer e tingir nossas manhãs com as cores da vida e da alegria.

Keywords : Educação; Gestão Universitária; Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )