SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LATIN AMERICAN EDUCATION AND ITS LABYRINTHS: ABOUT RESISTANCES, INSURGENCIES AND UTOPIASINSTRUCTION IN READING COMPREHENSION IN THE CLASSROOM: WHAT CAN WE LEARN FROM A META-ANALYSIS? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BORRAS, MIGUEL ÁNGEL AIRES; LOURENCAO, GUILHERME JORGE MARTINS  and  MERGULHAO, RICARDO COSER. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O ENSINO BASEADO EM CASOS REAIS EM ENGENHARIA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36161.  Epub Feb 03, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469836161.

O conteúdo da disciplina de Gestão da Qualidade em cursos de Engenharia de Produção comumente tende a ser desenvolvido majoritariamente sem relacionar a teoria com atividades práticas. Considerando essa problemática, essa pesquisa objetiva investigar a interação universidade-empresa em processos de ensino e aprendizagem em um curso de Engenharia de forma a contribuir para o ensino nas universidades e para a prática nas empresas. Uma pesquisa-ação foi desenvolvida a partir de um projeto de parceria entre uma empresa da indústria automotiva e uma universidade pública com o propósito de trazer problemas reais relacionados à ementa da disciplina de gestão da qualidade de um curso de bacharelado em Engenharia de Produção. Diferentes recursos e estratégias foram utilizados: casos e treinamentos, que foram cedidos pela empresa para aplicação em sala de aula; um projeto final, que exigiu dos alunos trabalho em grupo e constante contato com a empresa; e aulas expositivas sobre a base teórica de Gestão da Qualidade. Entre os diversos resultados encontrados, dois fatores inicialmente previstos como barreiras à relação universidade-empresa, como tempo de execução e resultados esperados do projeto, na verdade se demonstraram facilitadores dessa relação. Outro resultado foi o elevado interesse pelos alunos em relação ao conteúdo da disciplina na medida em que estes demonstraram autonomia e responsabilidade durante o processo de criação de conhecimento na disciplina do curso. Conclui-se que a interação universidade-empresa contribui para criação de um ambiente de valorização do aluno como um integrante ativo que está inserido em um cenário desafiador que enriquecido de constantes feedbacks sobre os desafios propostos, promove maior envolvimento e autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

Keywords : Ensino Baseado em Casos Reais; Ensino na Engenharia; Métodos de Aprendizagem; Gestão da Qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )