SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39DIALOGICAL INTERACTION AS MEDIATION IN THE PROCESS OF WRITTEN LANGUAGE ACQUISITION BY THE DEAFCONCEPTUAL AND PEDAGOGICAL DIFFERENCES BETWEEN THE TERMS “BRINCADEIRA” AND “GAME” IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MOTA, NATÁLIA SCHAUSST LIMA  and  GOIS, MARCOS LS. PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A MÍDIA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39174.  Epub July 03, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839174.

Existe um interesse significativo pelo fenômeno “violência” nas mais variadas áreas do conhecimento, inclusive, na da Educação. Este artigo apresenta, assim, resultados de uma investigação que coletou, descreveu e analisou produções acadêmicas (teses e dissertações) em torno do tema “violência na escola” noticiada em veículos de comunicação, defendidas e publicadas a partir dos anos 2000. Com base nas formulações teórico-metodológicas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a pesquisa mapeou trabalhos que examinaram o papel das mídias na concepção, na compreensão e na divulgação de casos de violência ocorridos em ambiente escolar. Neste artigo, dá-se conta dos seguintes critérios para o tratamento das materialidades em análise: a) perfil dos autores e autoras; b) foco das pesquisas; c) métodos e técnicas; e d) referências, seguidas de breves notas sobre as informações coletadas. Os dados permitiram compreender melhor a produção de conhecimento a respeito de como a violência em instituições de ensino brasileiras é noticiada por jornais, revistas, rádios, dentre outros. Espera-se que esta revisão contribua de forma referencial para trabalhos futuros e para uma compreensão do estado atual do interesse acadêmico pelo tema.

Keywords : análise do conteúdo; teses e dissertações; mídia; violência na escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )