Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
MORAIS, FRANCIANE ANDRADE DE; GONDIM, SÔNIA MARIA GUEDES and PALMA, EMANUEL MISSIAS SILVA. REGULAÇÃO EMOCIONAL NO LOCAL DE TRABALHO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM PROFESSORES. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41010. Epub June 06, 2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469841010.
Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho emocional do professor da educação profissional e tecnológica, ao examinar as emoções e as estratégias de regulação emocional adotadas pelos professores. Foram realizados oito grupos focais, com a participação de quarenta e um professores para coletar os dados. Para a análise de dados, adotou-se o método indutivo e dedutivo de categorização. Os resultados mostraram que são ativadas diferentes emoções frente às demandas emocionais específicas e que os professores usam uma variedade de estratégias, de forma isolada ou encadeada, para regulá-las. No entanto, as estratégias de modificação cognitiva e modificação da situação do modelo processual de regulação emocional foram mais frequentemente relatadas. Os resultados sugerem diferenças nas preferencias regulatórias dos professores, baseadas no período da carreira e na área de formação/atuação. Pesquisas futuras poderiam utilizar métodos variados (e.g., observação, diário) para investigar o processo dinâmico e contextual da regulação e seus desfechos, além de propor uma escala contextual de regulação emocional docente. As descobertas têm implicações para programas de formação docente, gestão educacional e pesquisas futuras.
Keywords : Trabalho Emocional; Regulação Emocional; Professor.