SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40INSIGHTS TOWARDS CULTURAL ASPECTS AND RELATED IMPACTS OF LESSON STUDY PRACTICES: A SYSTEMATIC REVIEWMENTORING IN THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF MATHEMATICS TEACHERS RELATED TO LESSON PLANNING, INTEGRATING DIGITAL TECHNOLOGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DOROTEIO, PATRÍCIA KARLA SOARES SANTOS  and  FAVACHO, ANDRÉ MÁRCIO PINCANÇO. FEMINISMO DE REDE: A MILITÂNCIA ON E OFF-LINE DE TRÊS JOVENS PROFESSORAS. Educ. rev. [online]. 2024, vol.40, e38823.  Epub Jan 20, 2024. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838823.

O artigo perscruta práticas de militâncias de três jovens professoras, atuantes em múltiplas pautas e que fazem uso das redes sociais como lócus de resistência. Os dados foram obtidos em uma netnografia realizada na rede social Facebook dessas professoras, seguida por entrevista. Propusemos um estudo ético-político, fundamentado no conceito de ética em Michel Foucault. Consideramos que as professoras reconhecem a obrigação moral de lutar e defender, respondendo a um tipo específico de feminismo, um feminismo de rede, que se dá a partir das alianças com as demais lutas. As professoras parecem tensionar a escola e o currículo escolar com temas e pautas de luta e de militância, o que provoca debates. Além disso, identificamos uma experiência de militância constituída por práticas que apostam na potência transformadora dos pequenos constrangimentos e tensionamentos produzidos nas redes sociais e nos modos de vida, e que estão revelando tentativas de corroer verdades difíceis de serem desestabilizadas.

Keywords : Militância; feminismos; docência; ética e política; netnografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )