Perspectiva
Print version ISSN 0102-5473
Abstract
DIONISIO, Maria de Lourdes and PEREIRA, Iris. A educação pré-escolar em Portugal concepções oficiais, investigação e práticas. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.597-622. ISSN 0102-5473.
Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.
Keywords : Educação Pré-Escolar; Portugal; Currículos.