SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue01Education of young and adult workers in Brazil today: from simulacrum to emancipationAccrediting learning through experience to provide access to higher education: the case of those over 23 at the University of Lisbon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ALVES, Natália. Políticas de educação-formação para jovens: tensões e contradições. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.209-230. ISSN 0102-5473.

Em Dezembro de 2005, o governo português lança aquele que pode ser considerado como o seu programa mais emblemático no campo da educação/formação: a Iniciativa Novas Oportunidades. Embora se trate de uma iniciativa destinada a qualificar a população jovem e adulta, neste artigo pretendemos apenas discutir as medidas e as acções destinadas aos jovens, demonstrando que se, por um lado, elas visam responder aos objectivos da União Europeia, traçados, em 2000, na Cimeira de Lisboa, por outro, a opção portuguesa de eleger a fileira profissionalizante como alvo privilegiado da sua acção governativa corresponde ao triunfo de uma concepção vocacionalista que vê na educação a "chave para mais crescimento económico, mais emprego e mais coesão social", mas que descura a discussão do seu papel no processo de democratização selectiva do ensino secundário e na produção de formas "doces" de exclusão escolar.

Keywords : Democratização da Educação; Programa Iniciativa Novas Oportunidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )