SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratizaçãoPráctica, agencia e identidad y la docencia de la educación superior de Tabasco (un estudio de caso) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

RAMOS, Kátia Maria da Cruz. Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitária. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.463-481. ISSN 0102-5473.

Este trabalho transita pelo movimento de reconceitualização da docência universitária e tem como propósito trazer elementos para o recente debate sobre essa profissionalidade, no contexto da compreensão da docência como uma profissão de relações. Para tanto, congrega dados de uma década de envolvimento em ações de atualização didático-pedagógica, endereçadas a professores universitários, estabelecendo diálogo com estudos que têm como base um olhar multirreferencial no quadro da compreensão e defesa de uma profissionalidade docente reflexiva, investigativa e crítica, baseada numa ética de responsabilidade individual e coletiva. Neste sentido, delineia caminhos que vêm possibilitando a professores universitários uma ressignificação da função docente, no contexto da compreensão de que questionar o saber e refletir sobre o fazer é movimento inerente à docência em geral e dinâmica estruturante da profissionalidade docente universitária em particular.

Keywords : Profissionalidade Docente Universitária; Docência Universitária; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )