Perspectiva
Print version ISSN 0102-5473
Abstract
DAVID, Priscila Barros; FREIRE, Raquel Santiago and VENTURA, Paula Patrícia Barbosa. O perfil dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores. Perspectiva [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.1045-1072. ISSN 0102-5473. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1045.
Este artigo analisa a relação entre a disposição para o diálogo e o índice de aproveitamento de professores-tutores participantes de um curso de formação ofertado na modalidade educacional a distância. A pesquisa teve como objetivo investigar a inclusão dos pilares do diálogo freireano como critérios adicionais dentro do sistema de avaliação da aprendizagem do curso, viabilizando a realização de avaliações formativas. O estudo constou de duas etapas gerais: a transformação dos pilares do diálogo em critérios de avaliação e a aplicação dos mesmos na avaliação da aprendizagem dos alunos. O agrupamento desses critérios denominou-se Perfil Dialógico, construído com base no referencial teórico de Paulo Freire e em estudos empíricos nele fundamentados, os quais analisam processos interativos em cursos nessa modalidade. A investigação contou com a participação de 29 professores-tutores em formação e o tutor-formador. O Perfil Dialógico permitiu observar as ações dos estudantes em todas as atividades do curso, considerando, principalmente, as relações por eles desenvolvidas. Os resultados apontam um alinhamento entre a primazia por contextos dialógicos e um aproveitamento satisfatório em cursos online voltados para a formação de professores.
Keywords : Formação de Professores; Avaliação da Aprendizagem; Educação a Distância.