SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Culture, citizenship and cultural heritage: interfaces between the school, the city and cultural policies in the city of Guararema, SPIndigenous students in a nonindigenous school: a chance for intercultural experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

LAVOURA, Tiago Nicola  and  MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.345-376. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p345.

Este artigo possui como objetivo realizar uma discussão acerca do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica, notadamente elucidando as bases de sua fundamentação referenciadas no Método da Economia Política elaborado por Marx na famosa Introdução de 1857. Desta feita, explicita-se o movimento do conhecimento como a passagem do empírico ao concreto pela mediação do abstrato, evidenciando o caráter mediador da educação na prática social, tomando esta como ponto de partida e ponto de chegada do trabalho educativo, tendo-se como momentos intermediários do método pedagógico a problematização desta prática social, a instrumentalização por meio da transmissão dos conhecimentos nas suas formas mais elaboradas e a catarse enquanto síntese de desenvolvimento do aluno e, consequentemente, a possibilidade de alteração da prática social humano-genérica. Assim, busca-se evidenciar a lógica dialética desta proposta pedagógica que defende a atividade de ensino na educação escolar como aquela responsável pela reprodução ideal do movimento real dos conteúdos escolares, permitindo o alcance da riqueza categorial dos objetos de ensino enquanto síntese de múltiplas determinações e relações numerosas. Nesse sentido, compreender o método pedagógico dessa teoria em consonância com os fundamentos do materialismo histórico-dialético é essencial para sua realização bem sucedida e coerente com sua proposição.

Keywords : Educação Escolar; Pedagogia Histórico-Crítica; Método Dialético.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )