SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Educational Work: possibilities for educational praxis and its dimensionsMetropolitan Municipal Plans of Education: challenges to the follow-up and local evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PEDRALLI, Rosângela  and  MARTINS, Laiana Abdala. A inserção de mulheres em programa de alfabetização: motivações discentes. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.738-756. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p738.

É objeto deste artigo compreender as motivações das mulheres inseridas em entornos grafocêntricos em relação ao processo de alfabetização formal. Norteia o estudo a seguinte questão: o que motiva as mulheres participantes deste estudo a recorrerem a uma instituição escolar a fim de participarem de um programa de alfabetização? Teoricamente, embasam este trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, autores como Graff (1994), Britto (2003, 2004), Stromquist (2005), entre outros. Os resultados apontam para uma convergência apenas parcial entre os propósitos desses programas e tais motivações.

Keywords : Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Motivações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )