Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
PAIVANDI, Saeed. A relação com o aprender na universidade e o meio ambiente de estudos. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.39-64. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v48i340003.
Examina-se a ligação entre avaliação subjetiva do contexto de estudos realizados pelos estudantes em relação com o aprender na Universidade. Essa análise baseia-se em uma enquete qualitativa, realizada entre 2005 e 2008, com estudantes de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais em cinco universidades parisienses. A investigação revelou a lógica aprendendo-aprender e sua reflexividade no percurso e dinâmicas que dão sentido às trajetórias individuais. Uma dimensão importante da socialização estudantil refere-se à avaliação subjetiva-pessoal dos estudantes do contexto universitário. Os estudantes abordam seu meio ambiente de estudo como um processo interpretativo, identificando-se de maneira individual ou coletiva as pistas de ação possíveis.
Keywords : Percepção de Estudantes; Perspectiva de Aprendizado; Práticas de Estudos.