Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
ANDRIOLI, Aline and LOHR, Suzane Schmidlin. Instituições de acolhimento e seu potencial educativo. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.49, n.35, pp.203-227. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v49i350010.
São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituições de acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada, conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pela criança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar, em três cidades de diferentes Estados brasileiros, instituições de acolhimento que tinham pedagogos nelas atuando. O levantamento ocorreu entre 2013 e 2014 e constatou que, das 72 instituições identificadas, somente 15 contavam com pedagogos atuantes. Se instituições de acolhimento têm papel educativo, reflete-se sobre o número reduzido de pedagogos por elas contratados.
Keywords : Instituição de Acolhimento; Educação; Pedagogo.