Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
GOUVEIA, Andrea Barbosa and BASSI, Marcos Edgar. Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.101-128. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160005.
O artigo examina a relação entre as trajetórias das finanças públicas e do vencimento inicial dos profissionais do magistério das escolas públicas estaduais de educação básica do Paraná e de Santa Catarina entre 1995 e 2013.A base empírica foi extraída das Tabelas de vencimentos e dos Demonstrativos Contábeis. Os vencimentos foram confrontados com as receitas e as despesas em manutenção e desenvolvimento do ensino. As análises evidenciaram a configuração de uma relação positiva dos vencimentos com o percurso das receitas e despesas em educação a partir de meados dos anos 2000.
Keywords : Política educacional; Financiamento da educação; Vencimento dos profissionais da educação.