Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
SOARES, Ismênia Mangueira and BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. Inteligências múltiplas e autoria docente na produção de audiovisuais interativos. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.43, pp.88-114. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11806.
Este artigo discute resultados de pesquisa desenvolvida sobre autoria docente e interatividade em audiovisuais educativos. Descreve a construção de um modelo conceitual com base na Teoria das Inteligências Múltiplas. Apresenta uma ferramenta de autoria para inserir interatividade em conteúdos audiovisuais denominada MARKER. Analisa o processo de autoria na construção de conteúdos educacionais para veiculação em Televisão Digital Interativa por docentes do ensino superior. Apresenta resultados de três protótipos reestruturados e testados pelos docentes. Registra a emergência de novas habilidades dos autores para usar o potencial dos recursos hipermídia na educação.
Keywords : Inteligências múltiplas; Ferramenta de autoria MARKER; Hipermídia na educação.