Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
NUNEZ, Isauro Beltrán and BARROSDRA CRISTINA BEZERRA DE. A produção de textos científicos explicativos na formação inicial de professores de Química. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.51, e-15711. Epub Sep 13, 2019. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51id15711.
A explicação científica é essencial para a produção dos conhecimentos científicos e para a compreensão dos fenômenos e processos das ciências. Consequentemente, é um conhecimento profissional necessário para a atividade docente, e o professor de Química precisa dominá-lo para obter êxito em sua prática pedagógica, na educação básica. Este artigo objetiva caracterizar o conhecimento de estudantes do curso de licenciatura em Química sobre a explicação científica e a escrita de textos explicativos. O estudo foi realizado com 24 estudantes da disciplina Estágio e Prática de Ensino de Química II. Foi aplicada uma prova pedagógica com perguntas de conteúdo, relacionadas com as questões do estudo. Os resultados evidenciam um baixo domínio desse conhecimento docente assim como a necessidade de se atribuir importância à formação inicial dos graduandos quanto aos processos de comunicação da ciência, para que possam pensar sobre esses processos e aprender a ensiná-los no contexto da educação científica.
Keywords : Escrever; Explicação científica; Conhecimento profissional; Licenciatura em Química.