Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
MAGALHAES, Giselle Modé and MARTINS, Lígia Márcia. Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e19150. Epub Jan 29, 2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19150.
O objetivo do presente texto é problematizar a relação entre a ciência psicológica - em sua subárea educacional - e a ciência pedagógica, destinada às instituições escolares, em seus subsídios ao trabalho pedagógico. À luz do aporte metodológico materialista dialético e por meio de um estudo bibliográfico, colocamos em tela o enfoque histórico-cultural naquilo que a natureza do ensino desenvolvente advoga, isto é, intencionalmente, projetado para a promoção do desenvolvimento omnilateral dos indivíduos. Consideramos que este postulado culmina na necessidade de aclaramento acerca da identidade e especificidades das referidas ciências ao terem a escola como locus de suas implementações práticas. Para tanto, temos as contribuições de Dermeval Saviani em seu texto Onze teses sobre educação e política como eixo organizativo deste artigo. Por analogia ao estudo de Saviani, apresentamos aqui onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar, as quais analisam as especificidades e semelhanças de cada uma destas ciências, assim como as posiciona na prática social. Concluímos com uma unidade mínima de análise, qual seja: é a psicologia educacional que se subordina à pedagogia escolar, e não o contrário.
Keywords : Psicologia educacional; Pedagogia escolar; Pedagogia histórico-crítica; Psicologia histórico-cultural.