Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
SOAVE, Cláudia; BARBIERI, Simone Corte Real and ROSA, Geraldo Antonio da. Ética como espaço de voz e ressonâncias do cuidado de si docente na escola pública e na Base Nacional Comum Curricular. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21264. Epub Aug 11, 2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21264.
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética do cuidado de si docente e suas ressonâncias no contexto da educação, considerando a constituição do eu, do outro e do nós. Os fundamentos metodológicos se concentram na teoria de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente ao cuidado de si, e na concepção de educação da teoria de Morin (2001, 2003). Por meio da escrita e da escuta, relativa a uma amostra de docentes, problematiza-se o silenciamento docente, influenciado por políticas educacionais brasileiras e decorrente da carência do cuidado de si, bem como da descaracterização e da anulação de espaços democráticos. Nesse contexto, entende-se que a atuação docente encontra-se condicionada às normalizações e ao controle biopolítico por meio dos mecanismos de governamentalidade.
Keywords : Cuidado de si; BNCC; Biopolítica; Governamentalidade.