SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue63Social representations about the future of peripheral young people and their contributions to socio-educational practicesPedagogy students' perceptions when acting as interns with disabled children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CUNHA, Gilmara Rodrigues da  and  VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Reminiscências da primeira mestra de d. Pedro II: Mariana Carlota de Verna. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.63, e-28494.  Epub Feb 22, 2023. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28494.

O estudo aborda a trajetória de Mariana Carlota de Verna como primeira mestra de d. Pedro II, e o que a levou, posteriormente, a receber o título de condessa de Belmonte. O objetivo central é evidenciar as circunstâncias em que assumiu o cargo de preceptora do herdeiro do trono do Brasil e algumas das dificuldades que enfrentou para se manter nele até a maioridade do soberano. Em um plano mais específico, buscou-se as suas menções nos periódicos da época, analisando-se como ela era vista e retratada na sociedade oitocentista do Segundo Reinado. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa histórico e essencialmente documental, cujas fontes foram, em grande parte, consultadas no Arquivo Pessoal de um descendente da condessa, além de recolhidas em periódicos da hemeroteca da Biblioteca Nacional e em estudos já realizados sobre ela. Conclui-se que Mariana Carlota de Verna possuía uma forte influência sobre o imperador, embora tenha mantido certa discrição em relação a sua posição, sendo considerada a referência de afeto maternal para d, Pedro II.

Keywords : Mariana Carlota de Verna; Preceptora; D; Pedro II; Brasil Império.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )