Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
GOMES, Rosa Maria da Silva; PEREIRA, Graziela Raupp and CARVALHO, Gabriela Maria Dutra de. A educação a distância e aprendizagem no ensino superior brasileiro e português em tempos de pandemia. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.65, e-30363. Epub Feb 24, 2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v60n65id30363.
Durante a pandemia, causada pela COVID-19, as universidades ajustaram o sistema de ensino e aprendizagem por meio do ensino remoto emergencial (ERE). Nesta Investigação procurou-se conhecer a perceção dos estudantes do Ensino Superior (ES) sobre a qualidade do ambiente psicossocial da aprendizagem. Participaram 175 estudantes do ES português (54%) e brasileiro (46%), com uma média de idades de 30 anos. Foi aplicado o Questionário de Avaliação da Aprendizagem em Ambiente de Educação a Distância – DELES-PT, com 34 itens. A amostra foi recolhida entre maio e junho de 2020, em ambos os países. Para análise dos dados utilizamos o programa estatístico SPSS, versão 24. Os resultados mostram diferenças, estatisticamente significativas, entre os países e algumas das dimensões do DELES-PT, como a “Aprendizagem pelo Real” e o “Suporte Docente” e são os estudantes brasileiros que mais valorizam as aprendizagens significativas. São referidas, ainda, algumas implicações para a prática docente relativamente aos contextos de ensino-aprendizagem.
Keywords : Educação a distância; Inovação pedagógica; Ambiente de aprendizagem; Ensino remoto emergencial.