Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
SILVEIRA, Fernando Lang da and PRA, Jussara Reis. Explicação do desempenho em ciências no concurso vestibular de 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.129-154. ISSN 0103-6831.
Os autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular.
Keywords : Rendimento Escolar; Concurso Vestibular; Ensino de Ciências; Condições Sócio-Econômicas; Dados Estatísticos; UFRGS.