Services on Demand
Journal
Article
Share
Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de. Livro didático e aprendizado de leitura no início do ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.39, pp.65-89. ISSN 0103-6831.
Considerando que o modelo longitudinal é o mais apropriado para aferir o valor agregado pelos estabelecimentos escolares aos seus alunos, o artigo apresenta resultados de investigação relacionados às características das salas de aula eficazes. Foi pesquisado o efeito do uso do livro didático de Língua Portuguesa no aprendizado de 176 turmas de escolas municipais, federais e privadas do Rio de Janeiro que participaram da pesquisa Geres; o tempo de experiência do professor com o referido livro; e a menção recebida no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), em 2004. Destacam-se, entre as evidências, maior valor agregado pelos alunos que utilizaram livro didático, e benefícios ainda maiores para estudantes cujos professores faziam uso do mesmo livro há mais de dois anos. Articulam-se os resultados com algumas das características apontadas pela literatura como promotoras de eficácia escolar.
Keywords : Avaliação; Leitura; Livro Didático; Estudo Longitudinal.