SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue39Formação docente e a nova visão da avaliação educacionalCrianças Contaminadas por Chumbo: estudo comparativo sobre desempenho escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BURLAMAQUI, Marco Guilherme Bravo. Avaliação e qualidade na educação superior: tendências na literatura e algumas implicações para o sistema de avaliação brasileiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.39, pp.133-153. ISSN 0103-6831.

O artigo pretende analisar as tendências acerca da discussão teórica que trata da avaliação/qualidade no ensino superior. Para tanto, abordamos quatro principais enfoques tratados na literatura: a perspectiva conceitual sobre a qualidade, a avaliação de sistemas, a avaliação institucional e os indicadores. A partir disso, pontuamos algumas considerações a respeito do atual sistema de avaliação para o ensino superior brasileiro.

Keywords : Avaliação; Qualidade; Educação Superior; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese