SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue57Incongruências no discurso sobre qualidade da educação brasileiraIndicadores e avaliação educacional: percepções e reações a políticas de responsabilização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

CASSETTARI, Nathalia. Avaliação de professores: uma questão de escolhas. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.57, pp.166-197. ISSN 0103-6831.

O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação de professores, destacando os diferentes objetivos, critérios e instrumentos que podem ser utilizados na construção de novas propostas. As alternativas disponíveis refletem concepções muitas vezes divergentes, o que pode repercutir em enfrentamentos durante o processo de tomada de decisões. Ainda assim, é grande o consenso em relação à necessidade desse processo ser o mais participativo possível, sendo ressaltada a importância do envolvimento dos professores. Outro consenso encontrado na bibliografia refere-se à superioridade das iniciativas que empregam mais de um instrumento avaliativo, possibilitando uma análise mais completa do trabalho docente.

Keywords : Avaliação do Desempenho Docente; Política Educacional; Avaliação Educacional; Metodologia da Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )