Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
ALVERNAZ, ALINE; SOUZA, NÁDIA M. P. and HENRIQUE, JOSÉ. AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06778. Epub Feb 25, 2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.6778.
O objetivo desta pesquisa foi verificar as implicações da avaliação externa nas práticas de avaliação do processo ensino-aprendizagem nas escolas. A pesquisa é qualitativa e foram selecionados dez professores oriundos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, sendo que uma delas alcançou as metas estabelecidas pela rede e recebeu bonificação salarial para os professores. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam um engessamento das práticas avaliativas e uma supervalorização dos testes objetivos que reproduzem os moldes das avaliações externas. Há predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e a caracterização do modelo essencialmente classificatório da avaliação escolar.
Keywords : AVALIAÇÃO EXTERNA; AVALIAÇÃO ESCOLAR.