SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CONTRIBUTIONS OF DATA ENVELOPMENT ANALYSIS IN STUDIES ON SCHOOL EFFECTIVENESSTHE DISCOURSE OF DEMOCRATIC SCHOOL MANAGEMENT IN A PARTICIPATORY EVALUATION POLICY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SANTOS, WAGNER DOS; GAMA, JEAN CARLOS FREITAS; PAULA, SAYONARA CUNHA DE  and  STIEG, RONILDO. PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08045.  Epub Nov 02, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045.

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre avaliação educacional na formação de professores envolvendo países hispanofalantes da América Latina. De natureza qualitativa, fundamenta-se na análise crítico-documental. Adota como fontes 14 artigos, publicados em 13 revistas. A análise constatou que: o fluxo de produção corresponde aos anos de 2013-2020; as publicações se concentram em revistas da Colômbia e do Brasil; os autores são de diferentes nacionalidades, com recorrência dos chilenos; o vínculo institucional deles está em universidades; alguns fazem parte de grupos e redes de pesquisa. Conclui-se que os artigos abordam: concepções e/ou percepções sobre avaliação; o modo como se constituem práticas avaliativas; e prescrição e ensino da avaliação nos cursos de formação de professores.

Keywords : AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESTADO DO CONHECIMENTO; AMÉRICA LATINA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )