Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
SOARES, ERINEUDA DO AMARAL and VIDAL, ELOISA MAIA. ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: DOIS MOMENTOS DE REORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08792. Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792.
O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.
Keywords : REDE MUNICIPAL DE ENSINO; MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO; ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA..