SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35SECOND CHOICE IN SISU AND DROPOUT RATE: AN ANALYSIS FOR FURGUSING RUBRICS IN BASIC EDUCATION: A REVIEW AND RECOMMENDATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

HECK, CAMILA; ZORZO, ANDRIELI; OLIVEIRA, CAMILA ROSA DE  and  WAGNER, MARCIA FORTES. HABILIDADES SOCIAIS E EMPATIA EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10501.  Epub May 07, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10501.

O estudo objetivou avaliar o repertório de habilidades sociais e empatia de 94 professores de ensino fundamental. Trata-se de estudo quantitativo transversal, utilizando o Inventário de Habilidades Sociais-2-Del-Prette e o Inventário de Empatia. Da amostra, 62,7% apresentaram habilidades sociais acima da média ou na média e 37,2% tiveram indicação para treinamento de habilidades sociais. A empatia obteve escores elevados, e o altruísmo destaca-se acima da média (95%). Foram identificadas correlações negativas das habilidades sociais com o altruísmo e positivas com sensibilidade afetiva e tomada de perspectiva. Concluiu-se que a maioria dos professores apresentou habilidades sociais e empatia satisfatórias; entretanto índices deficitários foram encontrados em uma parcela da amostra e indicam a necessidade de aprimoramento.

Keywords : HABILIDADES SOCIAIS; EMPATIA; PROFESSORES..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )