SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35USING RUBRICS IN BASIC EDUCATION: A REVIEW AND RECOMMENDATIONSPORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS’ PERCEPTIONS OF EVALUATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

PEREIRA-SILVA, ERICO FERNANDO LOPES. AVALIAÇÃO SUSTENTÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10026.  Epub May 31, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10026.

Este trabalho aborda a importância da avaliação sustentável no ensino superior, com foco no debate sobre métodos criativos para o desenvolvimento estudantil. Enfatiza a importância da educação baseada em competências sustentáveis, que necessita de práticas de avaliação inovadoras para uma formação eficaz. A abordagem é qualitativa e baseia-se em análise aprofundada da literatura acadêmica sobre avaliação sustentável no ensino superior. Cinco profissionais com experiências práticas de ensino foram consultados por meio de entrevistas abertas. Conclui-se que a sustentabilidade na educação requer uma mudança na abordagem de avaliação, destacando a necessidade de integrar a sustentabilidade nas disciplinas e nas formas de avaliações, a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e contínua.

Keywords : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; SUSTENTABILIDADE; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO PROFISSIONAL..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )