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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SCHWARTZMAN, Jacques  and  OLIVEIRA JUNIOR, Márcio de. "Ranking" IPEAD/UFMG e Exame Nacional de Cursos: uma comparação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.16, pp.353-362. ISSN 0104-4036.

Este artigo compara duas formas de se avaliar a educação superior no Brasil. Uma delas, desenvolvida por Schwartzman (1996), analisa os insumos do processo de educação superior: alunos, docentes e infra-estrutura. A outra forma é o Exame Nacional de Cursos (ENC) - o Provão - aplicado pelo Ministério da Educação aos alunos que se formam. Ambos os métodos de avaliação foram aplicados aos cursos de Administração oferecidos em Minas Gerais. Decidiu-se, então, comparar os resultados dos dois processos de avaliação através de uma análise de correlação. O coeficiente de correlação encontrado foi positivo e alto. Conclui-se, então, que as duas formas de avaliação do ensino superior estão em uma direção correta e que elas são equivalentes quanto aos resultados obtidos. A qualidade uma instituição pode avaliada tanto pela aplicação de um teste aos alunos que se formam - seu resultado - como pela avaliação dos insumos ao processo de educação. O uso de uma ou outra metodologia depende de vários fatores, como custos, a disponibilidade dados e a facilidade para se obterem informações acerca da infra-estrutura, do corpo docente e sobre os alunos das instituições de ensino superior.

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