SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue29Quem ganha e quem perde com a política do ensino médio no Brasil?Uma alternativa para avaliar as operações lógicas identificadas por Piaget author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

RAVEN, Ronald J.. As operações lógicas de Piaget e a aprendizagem: um desafio para avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.497-504. ISSN 0104-4036.

O presente texto procura relacionar o desenvolvimento das operações lógicas estudadas por Piaget e a possibilidade de aprendizagem de crianças e adolescentes. O autor sugere perguntas que os professores podem utilizar para orientarem o raciocínio de crianças e adolescente, facilitando sua aprendizagem de conceitos, regras e princípios. A sugestão é relevante principalmente para professores da área de Ciências, onde as sete operações lógicas são regularmente utilizadas pelos estudantes para compreenderem os conteúdos escolares.

Keywords : Operações Lógicas; Estruturas Mentais; Estruturas de Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )