SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue36Curso Pró-Técnico no CEFET/RJ - desafios e contradições da democratização do acesso às escolas técnicas federaisModelos socioculturais na família e na escola, segundo autodefinição étnica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

PINTO, Éder Paschoal. Avaliação do ensino: mito ou realidade?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2002, vol.10, n.36, pp.358-374. ISSN 0104-4036.

O objetivo principal que se definiu para este artigo é provocar discussões sobre os equívocos que levam instituições do ensino superior ao desenho de perfis de desempenhos docentes com viés. Para tanto, pesquisou-se o Curso de Administração de Empresas de uma universidade do sul do país. O universo da pesquisa é constituído de 761 discentes dos cursos de graduação, de 21 discentes do mestrado e de 70 docentes. Foram selecionados 30% do corpo discente por meio de sorteio e o mesmo percentual de docentes, por conveniência. Responderam à pesquisa 242 pessoas. Constatou-se, utilizando o método "Qui2", que em todas as comparações da amostra total houve relação estatisticamente significativa. Semelhantemente, na maioria esmagadora dos cruzamentos das variáveis dos extratos houve dependência muito significativa. Ou seja, as variáveis demográficas-idades, estado civil, papel na instituição e sexo - se relacionam com diversos fatores do processo aprendizagem-ensino, como conteúdo, didática e relacionamento. Verificaram-se diferenças relevantes nas percepções das partes quanto aos fatores que facilitam a aprendizagem, as características do "bom" professor e o que o discente leva em consideração no ato de avaliar o professor.

Keywords : Avaliação; Desempenho; Confiabilidade; Aprendizagem; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )