SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue39A questão da acessibilidade em uma rede escolarUtilização do ENEM pelas universidades estaduais paulistas: abordagem quantitativa da abrangência do exame e desempenho dos egressos de escolas públicas e privadas de ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

AMANCIO, Ana Maria. Estudantes do ensino médio em pesquisa científica: uma ação educacional possível. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2003, vol.11, n.39, pp.197-209. ISSN 0104-4036.

Iniciativas em instituições científicas, na esfera da educação, podem ser entendidas como um expressivo movimento complementar ao ensino tradicional. Neste contexto surgem novas práticas que geram reflexões, contribuindo para mudanças no processo de aprendizagem escolar. O presente artigo tem seu foco na coleta e na análise das opiniões de estudantes que participaram e concluíram estágio no Projeto Jovens Talentos Para Ciência, elaborado, implantado e em desenvolvimento no Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro desde 1999. Esta é uma experiência educacional importante para a formação de jovens cientistas, sinalizando um caminho para superar as dificuldades e os dilemas relativos à problemática ensino/pesquisa em nosso país. E com essa perspectiva que o presente trabalho se insere no debate sobre a educação para a ciência. O sucesso dessa experiência é que na maioria das vezes os estudantes começam a construir autonomia intelectual, que lhes permite novos entendimentos, novos conhecimentos, proporcionando uma sólida base intelectual, a partir da qual o estudante possa escolher e definir sua vocação profissional e seu estilo de vida pessoal.

Keywords : Ensino; Pesquisa; Jovens Estudantes; Educação; Autonomia; Vocação Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )