SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue43Information and communication in the school in the school: new avenues in written productionProblem solving: the resolution of problems like pedagogical task and category author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

BACCHETTO, João Galvão. O vestibular seriado e suas contribuições para o aperfeiçoamento do acesso ao ensino superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp.726-736. ISSN 0104-4036.

Este trabalho faz uma análise de sistemas de ingresso universitário baseados em avaliações durante o ensino médio, observando seus principais avanços e limitações. Para tanto foram observadas algumas experiências: o Sistema de Avaliação Progressiva para Ingresso no Ensino Superior promovida pela Cesgranrio; Programa de Avaliação Seriada da UnB; Seleção por Etapas para Ingresso da UFOP; Processo Seletivo Seriado da UFPB; e Programa de Ingresso ao Ensino Superior da UFSM. A maior contribuição do novo modelo para o acesso ao ensino superior foi a participação de professores e estudantes na sua elaboração, resultando numa aproximação do currículo do ensino médio com os pré-requisitos para a universidade, o que poderia ocorrer sem que se adotasse o regime seriado.

Keywords : Vestibular; Acesso; Exame; Universidade; Ensino Médio; Exame Seriado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )