Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
BELTRAO, Fernanda Barroso; BARBOSA, Liliana Lima de S.; SPINELLI, Nilton C. and MACARIO, Nilza M.. Depoimentos de corporeidade e paz: um estudo fenomenológico sobre valores no caminho da descoberta e compreensão de temas transversais na educação básica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp.759-774. ISSN 0104-4036.
O presente artigo tem como objetivo fazer uma aproximação entre depoimentos de alunos da Educação Básica, Educação para Paz e Corporeidade, com o propósito de desvelar valores que possam servir como indicadores preliminares de um estudo sobre Temas Transversais, que trabalhem a Educação para Paz, Motricidade Humana e Desporto. Tem como método a fenomenologia e como princípio norteador a motricidade humana. Está inserido nas linhas de pesquisa Avaliação de Condutas Motoras e Sistemas Educacionais e Currículo, do Programa de Mestrado Ciência da Motricidade Humana, da Universidade Castelo Branco. Traz como reflexão à evidência de valores que caracterizam a presença de pressupostos do trabalho do Programa Educação para Paz (UNESCO) desenvolvimento pela escola pesquisada, a importância de depuração da presença desses valores enquanto trabalho transversal, considerando a corporeidade e as características próprias dos jovens depoentes, alunos da Educação Básica.
Keywords : Motricidade Humana; Corporeidade; Educação para a Paz; Transversalidade; Valores em Educação; Educação Básica.