SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue51Eureka Project: the implementation of educational computing in public schools of Campinas in the 1989-1997 period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

SILVA, Rosenir Rita de Cássia Moreira da; MAINIER, Fernando Benedicto  and  PASSOS, Fabio Barboza. A Contribuição da disciplina de introdução à engenharia química no diagnóstico da evasãoThe contribution of introduction to chemical engineering in evasion diagnosticLa contribución del curso "introducción a la ingeniería química" en el diagnostico de la evasión. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2006, vol.14, n.51, pp.261-277. ISSN 0104-4036.

Um grave problema, ainda não solucionado, que atinge os cursos de graduação em engenharia no país, são as altas taxas de evasão. Estas se devem a diversos fatores, mas em recente pesquisa realizada no curso de engenharia química da Universidade Federal Fluminense - UFF, verificou-se uma grande retenção dos alunos no ciclo básico, causada por altos índices de reprovação, que culminam em abandono. Essa grande retenção provoca também um aumento no tempo médio de permanência na universidade que na média chega a 13 semestres, quando o normal deveria ser de 10 semestres. Menos do que 20% dos alunos conseguem se formar no tempo normal. Estes dados indicam claramente um grande obstáculo a ser vencido, que prejudica a eficiência do sistema de ensino superior. Na busca por soluções, a disciplina de Introdução à Engenharia Química foi incluída no 1º período do curso de Engenharia Química, inicialmente como optativa, com o objetivo de diagnosticar e correlacionar os problemas existentes. As aulas nesta disciplina têm por base melhorar a adaptação do aluno no curso e identificar pontos de conflito. Diversas informações são passadas, sobre a universidade, o curso, a profissão, o mercado, dentre outras, buscando-se sempre motivá-los. Como resultado, verificou-se que o relacionamento professor-aluno é determinante nesta etapa do curso, resultando numa melhora global do rendimento acadêmico dos alunos.

Keywords : Engenharia Química; Avaliação; Metodologia de Ensino; Introdução à Engenharia Química.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )