SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue58O ensino médio: órfão de idéias, herdeiro de equívocosAvaliação revela impacto de um programa de formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

REITER, Bernd. Education reform, race, and politics in Bahia, Brazil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.58, pp.125-147. ISSN 0104-4036.

Este artigo discute as principais descobertas e conclusões de minha pesquisa de campo avaliando a reforma escolar no estado da Bahia. A coleta de dados foi feita durante duas viagens exploratórias a Salvador, capital de estado, em 2001 e em 2005. A reforma educacional baiana ("Educar para Vencer"), iniciada pelo governo do estado em 1999 e financiada em grande parte pelo Banco Mundial, alcançou algumas metas muito significativas, a mais importante sendo a expansão do sistema de educação de segundo grau e a ampliação do acesso à educação primária em áreas onde tal acesso era longe de universal. Minha pesquisa também aponta para algumas falhas desta reforma, em particular referente à situação de afro-brasileiros. Racismo estrutural é uma das causas mais indicativas desta falha. Racismo estrutural na Bahia reduz as expectativas de professores e diretores do potencial acadêmico de afro-brasileiros pobres; isto amplia o abismo entre estudantes e diretores, contribuindo para uma alienação mútua destes dois grupos e põe em perigo a criação de alianças estratégicas e sinergias dentro de escolas; o racismo ainda aliena escolas dos seus bairros, obstruindo um envolvimento significativo da comunidade na gestão da escola. Finalmente, o reconhecimento baixo que professores públicos recebem da sociedade como um todo, refletido por baixos salários, e uma falta geral de estruturas institucionais de incentivos capazes de recompensar desempenhos excelentes e sancionar desempenhos deficientes transformou a educação pública baiana num sistema desesperado, onde as motivações de professores e estudantes são sistematicamente negadas e suas esperanças frustradas.

Keywords : Reforma Educativa; Racismo; Exclusão; Gestão Escolar; Participação Popular.

        · abstract in English | English     · text in English     · English ( pdf )