SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue61Plano Municipal de Educação e a afirmação de princípios para a educação local author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

ESTEVAO, Carlos Vilar. Educação, conflito e convivência democrática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2008, vol.16, n.61, pp.503-513. ISSN 0104-4036.

Após uma caracterização sucinta da actual condição pós-moderna, serão desenvolvidas algumas questões que, pela sua relevância actual no campo da educação, merecem ser revisitadas de modo crítico, nomeadamente, e num primeiro momento, a escola, o conflito e a convivência. Num segundo momento, apontar-se-ão algumas características da escola que fazem dela uma organização com alguma perversidade, hipocrisia e irracionalidade. O último aspecto a ser tratado irá compreender a escola como organização comunicacional ou organização convivencial, onde os conceitos de disciplina, violência, conflito e convivência assumem um sentido mais profundamente democrático.

Keywords : Educação; Conflito; Convivência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )