SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue69Rupturas urgentes em educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

FIRME, Thereza Penna; STONE, Vathsala; LETICHEVSKY, Ana Carolina  and  DANNEMANN, Angela Cristina. Capturing the meaning of context for a meaningful evaluation. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.873-885. ISSN 0104-4036.

O ato de um indivíduo avaliado ser uma composição única de atributos e necessidades é facilmente entendido. O menos óbvio é que os programas também têm personalidades complexas por si mesmos, como os indivíduos que os compõem. Eles extraem as suas necessidades de seus próprios contextos, e daí encontram sentido na avaliação que opere nesses contextos singulares. O que é significativo para um programa pode não ser para outro. A avaliação é influenciada pelo contexto do programa. Reciprocamente, ela pode influenciar o contexto também. O desafio é descobrir por completo o contexto com suas necessidades. Assim os resultados serão significativos para o programa em sua esfera de influência. Três tipos de contextos de avaliação da experiência brasileira são ilustrados e discutidos neste trabalho - um programa de grande visibilidade dentro de um contexto político, um programa de baixa visibilidade em um contexto difuso, e um programa cujo contexto contem simultaneamente os dois componentes.

Keywords : Avaliação Significativa; Contexto do Programa; Relação Avaliação Contexto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )